terça-feira, 24 de março de 2015

Gêneros Literários

Quando ouvimos falar de um filme épico, imediatamente visualizamos cenas de batalhas grandiosas, com a presença de heróis destemidos, defendendo valores como a honra e a justiça. Por sua vez, quando se trata de um filme romântico, sabemos que provavelmente veremos cenas líricas, em que as emoções estarão presentes. Por que fazemos essas ligações? O que nos leva a associar o épico a cenas de luta espetaculares e o lírico aos sentimentos?

Todos os povos têm as suas narrativas. A forma como se organizam pode variar, os meios através dos quais circulam podem ser diferentes, mas o fato é que contar histórias parece ser uma atividade própria da natureza humana. Dos poemas orais ao romance contemporâneo, a literatura registra a trajetória das narrativas e seu estudo nos ajuda a compreender as mudanças formais e de conteúdo por que passaram.

Os gêneros literários
O termo gênero é utilizado, nas diferentes formas de arte, para denominar um conjunto de obras que apresentam características semelhantes de forma e de conteúdo.
A primeira tentativa de organizar a produção literária de acordo com as características das obras foi feita pro Aristóteles, na Antiguidade Clássica.
A divisão aristotélica de gêneros baseia-se em dois critérios:

  • Forma: identificava como dramático o texto no qual não havia um narrador, apenas a atuação dos personagens, e como épico, o texto no qual o poeta narrador fala diretamente ou por meio de uma personagem (como nos poemas de Homero). Aristóteles não trata especificamente da produção lírica.
  • Conteúdo: identificou três focos de atenção da obra: as paixões, as ações e os comportamentos humanos.


No renascimento, a grande valorização da poesia lírica, desencadeada pela produção de Petrarca e seus seguidores, consolidou o estabelecimento de três categorias básicas ou gêneros literários: o épico, o lírico e o dramático. Essa classificação ainda é usada nos dias de hoje.


Nenhum comentário:

Postar um comentário