terça-feira, 24 de março de 2015

Gêneros Literários - O Lírico

O gênero lírico

A poesia lírica surge como uma forma de atender ao anseio humano de expressão individual e subjetiva. Ela de define pela expressão de sentimentos e emoções pessoais. Uma outra marca característica de sua estrutura é o fato de dar voz a um sujeito lírico, diferente da narração impessoal própria da épica.
Esse gênero define-se, portanto, como aquele em que uma voz particular – o eu-lírico (ou eu poemático) – manifesta a expressão do mundo interior, ou seja, fala de sentimentos, emoções e estados de espírito.
No início, os poemas líricos eram cantados, geralmente acompanhados pela lira, um instrumento musical de cordas. Foi do nome desse instrumento que derivou a denominação do gênero literário como lírico.

A separação entre poesia e música só aconteceu depois da invenção da imprensa, no século XV, quando a cultura escrita passou a prevalecer sobre a cultura oral. É por essa razão que, para os antigos, a lírica é sempre associada à música e ao canto, enquanto, para os modernos, ela se define essencialmente pela expressão subjetiva.
Embora vários poetas da Antiguidade tenham se dedicado à composição de poemas líricos, esse gênero literário não era tão valorizado quanto o épico ou o dramático. Foi somente no Renascimento italiano que a poesia de expressão subjetiva ganhou o reconhecimento equivalente ao dos demais gêneros. Isso acontece quando o gosto do público leitor foi conquistado pela poesia amorosa de Petrarca e seus seguidores. Desse momento em diante, consolidou-se a identificação da lírica como um dos três grandes gêneros literários.
Desde o nascimento da lírica, várias foram as estruturas utilizadas na composição de poemas. Algumas se tornaram mais conhecidas, uma vez que permanecem em uso ao longo dos séculos. São elas:
  • ·       Elegia: poema surgido na Grécia Antiga que trata de acontecimentos tristes, muitas vezes enfocando a morte de um ente querido ou de alguma personalidade pública.
Federico Barocci "La fuite d'enée"

  • ·         Écloga: poema pastoril que retrata a vida bucólica dos pastores, em um ambiente campestre. Muito desenvolvido entre os séculos XVI e XVIII.

  • ·         Ode: poema também originado na Grécia Antiga que exalta valores nobres, caracterizando-se pelo tom de louvação.
  • ·         Soneto: a mais conhecida das formas líricas. Poema de 14 versos, organizados em duas estrofes de quatro versos (quartetos) e duas estrofes de três versos (tercetos).

Recursos poéticos
Quando lemos um texto, a nossa atenção costuma se voltar para o sentido das palavras. Ao fazer isso, analisamos seu aspecto semântico. As palavras, porém, também têm uma sonoridade muito explorada pela literatura, essa sonoridade é a base para a construção de recursos poéticos, como o ritmo, o metro e a rima.
  • ·         Ritmo: pode ser definido como um movimento regular, repetitivo. Na música, é a sucessão de tempos fortes e fracos que estabelece o ritmo. Na poesia, ele é marcado principalmente pela alternância entre acentos (sílabas átonas e tônicas) e pausas.
  • ·         Metro: é o número de sílabas métricas de um verso. A contagem dessas sílabas chama-se metrificação. Quando contamos as sílabas em um verso, não devemos considerar as que ocorrem após a última sílaba tônica do verso.
  • ·         Rima: é a coincidência ou a semelhança de sons a partir da última vogal tônica no fim dos versos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário