sábado, 21 de março de 2015

Arte, literatura e seus agentes

Em todos os tempos, em todos os lugares, homens e mulheres de diferentes culturas produziram arte. Por quê? O que é arte? O que explica esse impulso de criação, essa necessidade de manifestar simbolicamente a vida?

As muitas respostas possíveis para a pergunta sobre o que define arte variaram imensamente ao longo da história.
Durante muito tempo a arte foi entendida como representação do belo. Mas esse belo pode ser muito relativo e mudar de padrões ao longo dos anos ou da sociedade em que se insere ou se inseriu. Afinal, beleza é relativa, como dizem.


(Obras de Goya (acima) e Bottero (abaixo)

No século XIX, o Romantismo adotará os sentimentos e a imaginação como princípios da criação artística. O belo desvincula-se da harmonia das formas.
Do século XX em diante, diferentes formas de conceber o significado e o modo do fazer artístico impuseram novas reflexões ao campo da arte, dando, resumidamente, mais liberdade e flexibilidade ao que se considera belo (que muitas vezes será à primeira vista estranho e feio). Por tudo isso, a arte pode ser entendida como a permanente recriação de uma linguagem. Pode ser entendida também como uma provocação, um espaço de reflexão e de interrogação. É também um reflexo do autor (do artista, do criador) que filtra a realidade sob sua perspectiva e nos permite uma interpretação sob nossa perspectiva. Como todo artista está sempre inserido em um tempo, em uma cultura com sua história e suas tradições, a obra que produz será sempre, em certa medida, a expressão de sua época e de sua cultura.




Andy Warhol, Piet Mondrian, Jackson Pollock e Yayoi Kusama (respectivamente)


Os agentes da produção artística: Toda obra de arte interage com um público. Toda obra se manifesta em uma determinada linguagem, que se desenvolve em uma estrutura. Essa obra circula em meio, em determinado suporte para representá-la.
Em outras palavras: muito do significado de das intenções de quem produziu uma obra de arte pode ser revelado pelo reconhecimento dos vários agentes que contribuíram para sua criação: o artista, o contexto em que viveu, o público para qual a obra foi criada e, ainda, a linguagem e a estrutura em que foi produzida e seu contexto de circulação.

A arte da literatura e suas funções
A palavra função aqui se refere ao papel que a literatura desempenha nas sociedades; um papel que se configurou, em grande parte, a partir daquilo que o público leitor reconheceu como valor nessa arte ao longo da história da leitura. Foram os leitores, portanto, que atribuíram um papel à produção literária e que a mantêm viva até hoje.

  • ·         A literatura nos faz sonhar
  • ·         A literatura nos provoca reflexão
  • ·         A literatura diverte
  • ·         A literatura nos ajuda a construir nossa identidade
  • ·         A literatura nos “ensina a viver”
  • ·         A literatura denuncia a realidade

Vencedor do Oscar 2012 de melhor curta animado, “The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore” é uma homenagem às comédias de Buster Keaton, O Mágico de Oz, e o prazer de ler livros.















Um comentário: